José Roberto da Rocha Bernardo

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1988) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2002). Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia-COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1998) , com ênfase em propriedades físicas e nanoestruturas de filmes finos, além de experiência em análises por microscopia eletrônica de varredura e trasnmissão e difração de elétrons. Seu doutorado em Ensino em Biociências e Saúde foi concluído no Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ (2008), com ênfase na formação de professores para atuação na Educação em Ciências. Além do magistério no Ensino Médio, onde lecionou até 2009 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), trabalhou até 2002 em pesquisas na área de propriedades físicas de filmes finos. Atualmente, é professor do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF . Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino de ciências; questões sociocientíficas; educação em ciência-tecnologia-sociedade; ciência e cultura popular.

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Publicações

Revista: International Journal of Science Education
Título Anoordem crescente doi Idioma
Argumentation in Science Teacher Education: The simulated jury as a resource for teaching and learning 2015 10.1080/09500693.2015.1022623 Inglês
Revista: Ciência & Ensino (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Obstáculos à Educação de Qualidade na Perspectiva de Professores de Ciências da Educação Básica 2015 Português
Revista: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Argumentação no ensino de ciências: tendências, práticas e metodologia de análise 2015 10.1590/1983-211720175170113 Inglês
ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 2015 10.1590/1983-21172015170308 Inglês
O JÚRI SIMULADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O PROBLEMA DO 'GATO' 2014 10.1590/1983-21172014160310 Inglês
Revista: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os Procedimentos Discursivos Didáticos como saberes experienciais exemplares de um formador de professores de física 2014 10.5007/2175-7941.2014v31n2p289 Português
Revista: Enseñanza de las Ciencias
Título Anoordem crescente Idioma
Limites e Possibilidades para a Abordagem de Questões Sociocientíficas na Visão do Professor de FÍsica da Educação Básica 2013 Português
Abordagem de Questões Sociocientíficas nas Aulas de Física: as usinas nucleares em debate 2013 Português
MeteoRio: Um Estudo dos Primeiros Passos da Detecção de Meteoros por Alunos Brasileiros de Ensino Médio Via Aprendizagem Significativa 2009 Português
Desenvolvimento Profissional para uma Ação docente em Ciência-Tecnologia-Sociedade: a formação continuada de professores de Física do ensino médio 2009 Português
Física e Cultura Popular: a poesia do samba na sala de aula 2009 Português
O Eletromagnetismo no Contexto de um Sistema Elétrico Típico: uma abordagem apoiada no Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade 2005 Português
A Modalidade de Interação Triádica na Formação do Professor de Física 2005 Português
Revista: Ciência & Ensino (UNICAMP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Produção e Consumo da Energia Elétrica: a construção de uma proposta baseada no Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) 2007 Português
Revista: Journal of Alloys and Compounds
Título Anoordem crescente Idioma
X-ray Diffraction, Scanning Electron Microscopy and Magnectic Characterization of Hydrogenated Ni-Pd Alloys 2004 Inglês
Revista: Physica Status Solidi. A, Applied Research (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1862-6300 Physica Status Solidi. A, Applications and Materials Science (Print))
Título Anoordem crescente Idioma
High Resolution Electron Microscopy Study of Nanostructural Ni2Si Thin Films 1999 Inglês
Revista: Acta Microscópica
Título Anoordem crescente Idioma
Nanocrystaline Ni2Si Thin Films Observed by TEM 1998 Inglês
Revista: Acta Microscópica - Interamerican Committee of Societies for Electron Microscopy
Título Anoordem crescente Idioma
Characterization of Carbides in 5Cr-1/2Mo Steels 1997 Inglês
Thermal Stability Studies on Peroviskite SmBa2Fe3Ox 1996 Inglês