Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou por concurso público em 1994, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), desta mesma Universidade. É doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), tendo sido orientado por Dermeval Saviani, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (1993), sob a orientação de Gaudêncio Frigotto, e licenciado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Realizou estudos de pós-doutoramento em ciência política, na Universidade Estadual de Campinas (2007), sob a supervisão de Armando Boito Jr. Desenvolveu estudos de formação psicanalítica no Instituto de Psicanálise do Rio de Janeiro da Escola Brasileira de Psicanálise (2008-2012), tendo sido orientado por Stella Jimenez.
Publicou os seguintes livros: A educação politécnica no Brasil (EdUFF, 1998), O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria (Autores Associados, 1998), Os empresários e a educação superior (Autores Associados, 2007) e Rumo à Nova América: pós-modernismo, shopping center e educação superior (EdUFF, 2012). Teve 15 capítulos de livros e 24 artigos publicados, dentre os quais se destacam A luta de classes sem drama: uma análise de Revolução na América do Sul de Augusto Boal (2017), em coautoria com Kênia Miranda, Lacan com Marx em Wall Street, um dia antes do fim: uma análise de Margin Call a partir do encontro da teoria dos discursos lacaniana e da crítica da economia política marxiana (2017), Por um programa de transição para a educação: em defesa da concepção marxista de formação politécnica (2016), O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria (2011), em coautoria com Eunice Trein e Ainda a educação politécnica: o novo decreto da educação profissional e a permanência da dualidade estrutural (2005).
Foi editor das revistas Marx e o Marxismo (2012-2014), TrabalhoNecessário ? Revista do Neddate (2008-2009) e Movimento ? Revista da Faculdade de Educação da UFF (2001).
Foi pesquisador do CNPq, por cerca de 10 anos. Atuou na pós-graduação stricto sensu, por mais de 15 anos, onde orientou 18 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado, além de ter supervisionado dois estudos em pós-doutoramento.
Atualmente, leciona na UFF as seguintes disciplinas de graduação: Organização da Educação no Brasil; Trabalho, Educação e Produção do Conhecimento; e Pesquisa e Prática Pedagógica III ? Estágio Supervisionado. Com Kênia Miranda, leciona o componente curricular Atividades Culturais ? As peças didáticas de Brecht ? Teatro Político e Educação.