Jorge Nassim Vieira Najjar

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF; Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE), da UFF; é Diretor Estadual da ANPAE/RJ; é Tesoureiro da ANFOPE, Membro do Fórum Estadual de Educação; e Membro do Conselho Municipal de Educação de Niterói.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional, trabalho docente, formação de professores e direitos humanos e educação.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa
Título Anoordem crescente Idioma
Os conceitos de campo e habitus em Pierre Bourdieu e sua (possível) aplicação à Política Educacional 2019 Português
Revista: Revista Educación y Desarrollo Social
Título Anoordem crescente doi Idioma
O desenvolvimento educacional e crescimento econômico na Niterói oitocentista 2018 10.18359/reds.3246 Português
Revista: Política e Gestão Educacional (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A gestão da educação fluminense e as implicações do modelo gerencialista 2018 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10783 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: dos planos às incertezas 2018 10.22409/mov.v5i8.445 Português
Revista: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
O que falam os discursos de gestores escolares sobre a qualidade educacional 2017 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8770 Português
Revista: Cadernos ANPAE
Título Anoordem crescente Idioma
GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: A ATUAÇÃO DO GRUPO DE ARTICULAÇÃO E FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR (GAFCE) 2016 Português
PROGRAMA NOVA ESCOLA: A INFLEXÃO NEOLIBERAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2016 Português
ENTRE O AUTORITARISMO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE SÃO JOÃO DE MERITI 2016 Português
A política indutora da educação integral em São João de Meriti sob a ótica dos educadores: uma ode assistencialismo e à cultura hegemônica 2015 Português
Revista: Archaeologies
Título Anoordem crescente Idioma
Reflections on the relationship between Education and Archaeology: an analysis of IPHAN`s role as collective educator. 2007 Inglês
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Gestão democrática da escola, ação política e emancipação humana. 2007 Português
Resenha do livro BESSEGATO, Maurí Luiz. O Patrimônio em Sala de Aula: fragmentos de ações educativas. Santa Maria, RS: Evangraf / UFSM, 2004 2005 Português
Resenha do livro Gestão Democrática, organizado por João Batista Bastos 2000 Português
Revista: Revista de Educação Pública
Título Anoordem crescente Idioma
A implantação o Programa Nova Escola na rede estadual de educação do Rio de Janeiro: uma análise sobre o processo de aprofundamento da perspectiva neoliberal na escola pública 2006 Português
Revista: Ensino de História (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
O indígena e a construção da idéia de Brasil: reflexões sobre patrimônio, identidade e cidadania 2005 Português
Revista: Revista do Sepe
Título Anoordem crescente Idioma
Parceria SEPE/UFF em uma experiência de formação: Curso Educação Brasileira e Movimentos Sindicais 1999 Português