Joice Armani Galli

Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira/Língua e Literaturas Francesas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela mesma Instituição (1997) com o tema da mulher em ' La Comédie humaine', de Honoré de Balzac, e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), com pesquisa sobre os exames de proficiência em francês. Participou de cursos de aperfeiçoamento na Université de Montréal (Canadá, 2001), na Université Marc Bloch (Strasbourg/França, 2002), no CLA - Centre de Linguistique Appliquée, da Université de Franche-Comté (Besançon/França, 2009) e no BELC/CIEP - Centre International d'Études Pédagogiques, da Université de Nantes (França, 2012). Em 2015, realizou formação sobre o FOS - Français sur Objectif Spécifique na Chambre de commerce et d'industrie - CCI/Paris. A experiência como professora de Língua Francesa em escolas e o trabalho como gestora em relação às linguagens possibilitou a elaboração de projetos acerca de políticas linguísticas, sendo responsável pela criação da rede integrada de Línguas Adicionais na Prefeitura de Porto Alegre e pela introdução da Língua Italiana nesta rede pública de ensino. Foi professora de francês no Departamento de Letras, do Centro de Artes e Comunicação/CAC, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, bem como docente do PPGL, Programa de Pós-Graduação de Letras desta Instituição. Participa do grupo de pesquisa LENUFLE - Letramento 'Numérique' de Francês Língua Estrangeira - UFPE/UFF, além de ser autora e organizadora da obra 'Línguas que botam a boca no mundo: reflexões sobre teorias e práticas de línguas'. Foi editora da Revista 'Ao Pé da Letra', de 2011 a 2018, sendo responsável pelo 'Numéro Spécial Francophonie 2013/2014 Édition Bilingue'. Publicou a coletânea 'Le FOS et le FOU au Nord-Est du Brèsil: quel avenir?', em 2017 e, atualmente, é docente na Universidade Federal Fluminense/UFF.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Letras Raras
Título Anoordem crescente Idioma
Le projet FOS/FOU/BRAFITEC dans le programme FsF et quelques réflexions pour la formation des furturs enseignants de FLE au Brésil 2017 Português
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático 2014 Português
Revista: Synergies Brésil
Título Anoordem crescente Idioma
La notion d'interculturel et l'enseignement-apprentissage des langues étrangères au Brésil: représentations et réalités du français 2017 Francês
Revista: Revista FSA
Título Anoordem crescente Idioma
Sobre Excessos e Máscaras na 'Carta Pras Icamiabas' de Mario de Andrade 2016 Português
Revista: Cadernos de Letras UFF Dossiê : Línguas e culturas em contato
Título Anoordem crescente Idioma
Tornar-se professor de francês no Brasil: a experiência do projeto 'Les Crabes' para a implementação de políticas públicas linguísticas 2016 Português
Revista: Revista do GELNE
Título Anoordem crescente Idioma
Letramento em Línguas Estrangeiras no Brasil: o projeto BRAFITEC e sua relação FOS/FOU 2016 Português
Revista: EntreLínguas
Título Anoordem crescente Idioma
A noção de intercultural e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil: representações e realidades do FLE 2015 Português
Revista: Textos e Debates - Revista de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima
Título Anoordem crescente Idioma
Imigração de jovens mulheres brasileirass na Guiana Francesa: entre categorização etno-nacionais e estratégias de integração nos 'espaços de integrabilidade' da sociedade de integração 2015 Português
Revista: Le Français dans le Monde
Título Anoordem crescente Idioma
Motiver à l'enseignement du français au Brésil 2015 Português
Revista: Salto para o Futuro
Título Anoordem crescente Idioma
Francês como Língua Estrangeira e como Língua Adicional: a diferença que multiplica 2014 Português
Revista: Folio (Online): revista de letras
Título Anoordem crescente Idioma
A descoberta das línguas estrangeiras pelas crianças: a celebração do outro, IN: O despertar para a diversidade cultural: ensino de língua francesa a crianças em contextos variados brasileiros 2014 Português
Revista: Cadernos de Extensão da UFPE
Título Anoordem crescente Idioma
O ensino de Francês Língua Estrangeira nas escolas públicas: ações para políticas linguísticas na rede municipal de Recife 2014 Português
Revista: Investigações (UFPE. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
La Femme Chez Balzac: a personagem feminina em 'Mémoires de Deux Jeunes Mariées' 2013 Português
Revista: Cadernos do IL (UFRGS)
Título Anoordem crescente Idioma
Sobre o papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo 2003 Português
Repercussão dos elementos 'Água e Fogo' em ''Uma abelha na chuva'' de Carlos de Oliveira 1998 Português
Revista: Organon (UFRGS)
Título Anoordem crescente Idioma
A construção da personagem feminina em 'Memórias de duas jovens esposas', de Honoré de Balzac 2000 Português
Revista: Nonada (Porto Alegre)
Título Anoordem crescente Idioma
O tempo,a morte e a existência em 'Dividendos do Tempo', de Lara de Lemos 2000 Português