Joao Luiz Vieira

Professor Titular do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense desde 2012. Atual coordenador do PPGCine-Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, inaugurado em agosto de 2017. Graduado em Comunicação Social pela mesma IES (1973), fez mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), com dissertação sobre o estrelismo no cinema brasileiro e a função da foto de cena (still), orientada por Muniz Sodré de Araújo Cabral; mestrado em Cinema Studies - New York University (1979), com dissertação sobre realismo, pintura e o cinema de D.W.Griffith, orientada por Jay Leyda; doutorado em Cinema Studies - New York University (1984), com tese sobre carnaval e paródia no cinema brasileiro, orientada por Robert Stam. Pós-doutoramento no Department of Film and Television Studies da Universidade de Warwick, Inglaterra (1997), supervisionado por Richard Dyer. Professor visitante no Departamento de Media Arts da University of New Mexico, em disciplinas sobre cinema e literatura e literatura de televisão (1996); professor visitante no Departamento de Cinema e Literatura Comparada da University of Iowa, lecionando disciplina sobre cinema brasileiro (2002). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos campos do cinema brasileiro, história do cinema, crítica e estética. Na pós, trabalha em linhas de pesquisa relacionadas a corpo e imagem, o olhar no cinema, cinema e literatura, teorias de adaptação, realismo imersivo, espectatorialidades, modos de ver, histórias de cinemas, cultura das telas, memória, arquivo e preservação cinematográfica. Atua também na curadoria de mostras, com ênfase no cinema brasileiro. Parecerista, crítico, ensaísta e membro de diversos conselhos editoriais. É autor de inúmeros textos, críticas, ensaios, capítulos de livros e livros publicados no Brasil e no exterior como, entre outros, D.W.Griffith and the Biograph Company (1984), Cinema Novo & Beyond (NY: MoMA, 1998), Câmera-faca: o cinema de Sérgio Bianchi (Portugal, 2004), Stars and Stardom in Brazilian Cinema (Oxford, New York, Berghahn Books, 2017). A partir de 2015 realiza pesquisa independente sobre a chegada dos sistemas panorâmicos no Brasil com ênfase na exibição em salas de cinema. Foi bolsista da Fulbright, CNPq e CAPES.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Film Quarterly
Título Anoordem crescente doi Idioma
Master of Cinema Novo: Nelson Pereira dos Santos, RIP 2018 10.1525/fq.2018.72.1.86 Inglês
Revista: Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Título Anoordem crescente doi Idioma
O rosto e a vida da sala de cinema na Lisboa do século XX 2013 10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71685 Português
Revista: Recine: Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Título Anoordem crescente Idioma
Na comédia ou em qualquer gênero, não faltam diversidade, ousadia e audácia no cinema brasileiro 2012 Português
Revista: Criticos Com
Título Anoordem crescente Idioma
Quanto vale ou é por quilo? 2005 Português
A urgência da câmera-faca 2005 Português
Revista: ComCiência
Título Anoordem crescente Idioma
Subjetividade virtual em ?nova carne?. O fim do tempo, espaço e corpo orgânico no sujeito recriado 2004 Português
Revista: Recine Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Título Anoordem crescente Idioma
Vanguarda revolucionária: Eisenstein, Vertov e o Construtivismo cinematográfico 2004 Português
Revista: Interseções (UERJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Texto/contexto/intertexto: Barra 68 e o espectador ativo 2003 Português
Revista: Acervo (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
O corpo popular, a Chanchada Revisitada, ou a Comédia Carioca por Excelência 2003 Português
Revista: Festival do Rio Br 2002
Título Anoordem crescente Idioma
A permanência de Paulo Emílio 2002 Português
Revista: Poesia Sempre
Título Anoordem crescente Idioma
Quem sou eu? Cinema japonês contemporâneo e a identidade em xeque 2002 Português
Revista: Revista Fronteiras: Estudos Midiáticos
Título Anoordem crescente Idioma
Subjetividade virtual em nova carne 2001 Português
Revista: Cinemais, Revista de Cinema e Outras Questões Audiovisuais
Título Anoordem crescente Idioma
A reflexividade no curta 2001 Português
Yndio do Brasil: discutindo o cinema brasileiro no exterior 1997 Português
Revista: Contracampo
Título Anoordem crescente Idioma
Chanchada e a estética do lixo 2000 Português
Revista: Estação Virtual
Título Anoordem crescente Idioma
Odeon: lições do passado 1999 Português
Revista: Archivos de la Filmoteca
Título Anoordem crescente Idioma
Brazil-Hollywood: Carmen Miranda, the Brazilian Bombshell. 1999 Espanhol
Revista: Caduceus
Título Anoordem crescente Idioma
Microcosme (le peuple de l'herbe) 1997 Português
Revista: Cineaste
Título Anoordem crescente Idioma
Before Hollywood We Were French. 1987 Inglês
Revista: Bulletin Ifa
Título Anoordem crescente Idioma
Espaces de Rêves: L'Architecture de Cinémas a Rio de Janeiro (1896-1960) 1986 Francês
Revista: POSITIF
Título Anoordem crescente Idioma
Parodie Et Carnaval Dans Le Cinema Bresilien. 1986 Francês
Revista: FILME CULTURA.
Título Anoordem crescente Idioma
Cinema Cariocas: da Ouvidor A Cinelandia. 1985 Português
Os Cinemas da Metro e A Dominacao Ideologica. 1984 Português
Revista: CADERNOS DE CRITICA.
Título Anoordem crescente Idioma
Transilvania Follies. 1985 Português