Ivo da Costa do Rosário

Possui graduação em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já atuou como professor substituto no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, atuando como vice-coordenador (2018-2022), docente e orientador no mestrado e doutorado. É lider do CCO - Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações e membro do grupo D & G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. É coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura). Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos.

Revista: Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Construções correlatas aditivas no século XVIII: uma análise sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso 2018 Português
Revista: CONFLUÊNCIA