Irene Correa de Paula Sayão Cardozo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Mestrado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal do Fluminense (2003), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2008), Pós-doutorado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal do Fluminense (2015) Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Francófonas e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas pós-coloniais, pós-modernas, representações da alteridade, escritas de si na literatura contemporânea de língua francesa e literaturas do insólito. Foi professora de língua francesa na Aliança Francesa do Rio de Janeiro (de 2009 a 2012) e professora substituta de francês na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2004) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (1999-2000). Desde 2015 é professora de língua e literaturas francesa/francófona da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Letras estrangeiras Modernas.

Revista: ECOS DE LINGUAGEM
Título Anoordem crescente Idioma
A AUTOFICÇÃO FANTÁSTICA AUTOPORTRAIT EN VERT DE MARIE NDIAYE OU O ?EU? QUE VACILA COMO UM RIO TURVO 2018 Português
L?autofiction fantastique Autoportrait en vert de Marie NDiaye ou le ? je ? qui vacille comme une rivière trouble 2018 Português