Horacio Marconi da Silva Matias Dantas Linhares

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo-Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2014). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense e chefe do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) da Universidade Federal Fluminense e pesquisador colaborador no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Tem experiência na área de Física, com ênfase em síntese e caracterização de cristais de fluoretos, espectroscopia de terras-raras, nanomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: KY3F10; NaYF4; caracterização de materiais; crescimento de cristais por fusão, refino por zona e pelo método Czochrawski; síntese de nanopartículas de fluoretos por coprecipitação , método hidrotermal e por decomposição térmica; termoluminescência; absorção e emissão ópticas e espectroscopia resolvida no tempo.