Glaucia Ribeiro Gonzaga

Graduação em Licenciatura em Química (2007, UENF), mestrado em Ciências Naturais subárea Química e Física do Meio Ambiente (2009, UENF). Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Saúde e da Vida (UFRGS). Professora Adjunta I da Universidade Federal Fluminense. Atuou como vice-coordenadora do curso de Ciências Naturais - Licenciatura - (2014-2018) do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES); colaboradora no Subprojeto PIBID "Ciências Naturais - Pádua" (2014-2017); professora pesquisadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores (2015-2018). Desenvolve pesquisa sobre (I) Atividades lúdicas no ensino de Ciências/Química, (II) Experimentação no ensino de Ciências/Química, (III) Formação de professores, (IV) Informática educativa e mídias na educação, (V) Tecnologia Assistiva e ensino de surdos, (VI) Divulgação e popularização das Ciências. Também trabalha com (a) poluição ambiental, (b) análise de compostos potencialmente tóxicos e persistentes, (c) análise de compostos emergentes interferentes endócrinos em água de abastecimento, (c) Química do solo e da água, (d) Ensino de Química, (e) Desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem, (f) Formação continuada presencial e a distância de professores. Uma dos líderes do grupo de pesquisa ENCINA (Ensino de Ciências Naturais), professora pesquisadora no grupo de pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição).

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Acta Biomedica Brasiliensia
Título Anoordem crescente doi Idioma
ABORDAGEM DO TEMA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, NO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR, A PARTIR DE UM JOGO DIDÁTICO 2018 10.18571/acbm.159 Português
AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO 'DESAFIO DA REPRODUÇÃO' COMO FERRAMENTA PARA ABORDAGEM DE TEMAS RELACIONADOS À VIDA SEXUAL 2016 10.18571/acbm.110 Português
Revista: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação e validação do jogo didático ?Desafio Ciências ? Sistemas do Corpo Humano? como ferramenta para o Ensino de Ciências 2018 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
A fotografia como recurso didático 2018 Português
Jogos didáticos para o ensino de Ciências 2017 Português
Revista: Scientia Plena
Título Anoordem crescente doi Idioma
Jogos didáticos para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental 2016 10.14808/sci.plena.2016.020701 Português
Revista: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Lixo: grave problema ambiental 2016 Português
Utilização de Lixo Eletrônico para a Produção de Jogos e Materiais Didático-Pedagógicos 2016 Português
Revista: Holos (Natal. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO -TAPA ZOO- COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE ZOOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR 2016 10.15628/holos.2016.4100 Português
Revista: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio)
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação do jogo didático ?Em Busca da fecundação? como ferramenta para abordagem de temas relativos à reprodução humana 2016 Português
Desenvolvimento e validação do jogo didático ?Desafio Ciências - Animais? para utilização em aulas de ciências no Ensino Fundamental Regular. 2016 Português
Revista: Espacios (Caracas)
Título Anoordem crescente Idioma
Gestão de Tecnologias na Educação: Adaptações, Dinâmicas e Contribuições 2016 Português
Revista: Revista Metáfora Educacional
Título Anoordem crescente Idioma
Temática ambiental: marcos históricos, ensino e possibilidades 2015 Português
Revista: Ciencia Hoje das Criancas
Título Anoordem crescente Idioma
E aí, a água vai acabar mesmo? 2014 Português
Revista: RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Uma experiência com alunos e professores de nível médio avaliando objetos de aprendizagem 2007 Português