Francisca Marli Rodrigues de Andrade

Professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) ? Espanha, financiado pela União Europeia no marco do programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (EACEA) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro titular da Comissão de Assessoramento para o Planejamento, Implementação, Acompanhamento e Avaliação das Ações vinculadas ao Projeto Redes de Educação e Sustentabilidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Comissão Permanente de Sustentabilidade da Universidade Federal Fluminense (CPS). Colabora nas atividades do Grupo de Investigación Pedagoxía Social e Educación Ambiental, o qual é reconhecido, desde 2006, como unidade de investigação competitiva, pelo Conselho de Educação e Ordenação Universitária da Xunta de Galicia, Espanha. Forma parte do Grupo Encontro de Saberes na UFF, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Inclusão (INCTI) com sede na Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisas na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Sociedade, Educação Ambiental, Políticas Públicas Educativas; Representações Sociais; Educação do Campo; Educação e Saúde.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Ambiente e Sociedade (Campinas)
Título Anoordem crescente Idioma
THE AMAZON BEYOND THE FORESTS, RIVERS AND SCHOOLS: SOCIAL REPRESENTATIONS AND ENVIRONMENTAL PROBLEMS 2018 Inglês
Revista: Revista Espaço do Currículo
Título Anoordem crescente Idioma
Editorial - QUATRO DÉCADAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DISCURSO AMBIENTAL: lógicas integrativas e restaurativas em currículos educativos 2018 Português
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MIRADAS INTEGRATIVAS E RESTAURATIVAS: currículos educativos na Amazônia 2018 Português
Revista: Revista Científica RUNAE
Título Anoordem crescente Idioma
Natureza Amazônica e Educação Ambiental, identidades, saberes docentes e representações sociais 2017 Português
Revista: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianas 2017 Português
Revista: Revista Espacios Transnacionales
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Ambiental na Amazônia brasileira: participação e reclamos sociais em tempos pós-hegemônicos 2016 Português
Revista: Pedagogía Social. Revista interuniversitaria (PSRI)
Título Anoordem crescente Idioma
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN AMAZON REGION: A STUDY WITH SOCIAL REPRESENTA- TIONS OF PEDAGOGUES IN PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF CASTANHAL ? PARÁ (BRAZIL) 2016 Português
Revista: https://doi.org/10.17979/ams.2014.18.0
Título Anoordem crescente Idioma
Educación Ambiental na Amazonía: das representacións sociais ás prácticas pedagóxicas cotiás 2014 Português
Revista: Revista Igara
Título Anoordem crescente Idioma
Práticas educativas de Educação Ambiental para turmas de 4ª série da Escola de Aplicação da UFPA 2012 Português