Flavia Monteiro de Barros Araujo

Possui Bacharelado (1982) e Licenciatura em Ciências Sociais (1985) pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou o Pós-doutorado em 2009, desenvolvendo pesquisa na área de políticas e reformas curriculares. É Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFF). Integra o corpo de docentes dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação (UFF) e de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências do IFRJ. É vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Pedagogia Social. Na atualidade, exerce o cargo de Secretária de Educação do município de Niterói. Desenvolve projetos de pesquisa sobre políticas educacionais e formação de professores. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Currículo e Formação de Professores. É autora de diversas publicações na área.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Artefactum (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: POSSIBILIDADES EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA 2018 Português
Revista: Thema (Pelotas)
Título Anoordem crescente Idioma
O potencial da literatura infantil no ensino de ciências: da contação à produção coletiva de um livro. 2018 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DURANTE O GOLPE MILITAR E APÓS A RUPTURA DEMOCRÁTICA DE 2015: as políticas educacionais de uma autonomia escolar em cheque. 2018 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
Formação do docente: caminhos, perspectivas e a necessidade de formação continuada 2017 Português
Revista: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Dupla Escola: concepções e pressupostos de um programa. 2016 Português
Revista: Cadernos ANPAE
Título Anoordem crescente Idioma
Programa de Expansão da Educação Profissional: análise da trajetória de um programa. 2016 Português
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente Idioma
Universalização da pré-escola: avanços e desafios na implementação do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no município de Niterói. 2016 Português
Revista: Eccos Revista Científica (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos Institutos Superiores de Educação no Rio de Janeiro. 2013 Português
Revista: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES
Título Anoordem crescente Idioma
Pedagogia Social e resiliência: diálogos possíveis. 2013 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Pedagogia Social: possibilidades e práticas includentes 2012 Português
Revista: Conhecimento & Diversidade
Título Anoordem crescente Idioma
Implantação do ciclo básico na Rede Estadual do Rio de Janeiro (1991-1994): reflexões sobre a política curricular na escola pública brasileira' 2012 Português
Revista: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Aspectos da interdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental :um estudo comparativo em escolas de formação de professores do nível médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro 2011 Português
Revista: Boletim GEPEM
Título Anoordem crescente Idioma
Competências docentes: elementos para a reflexão sobre os desafios das licenciaturas 2010 Português
Revista: Perspectivas da Ciência e Tecnologia
Título Anoordem crescente Idioma
Algumas reflexões em torno dos conceitos de campo e de habitus na obra de Pierre Bourdieu 2009 Português
Revista: ENVIRON EDUC RES
Título Anoordem crescente Idioma
Implementing selective waste collection: the articulation between pedagogical theory and practice in the Pollution and Ecology Class in the Environmental Control Technical Course 2009 Português
Revista: Currículo sem Fronteiras
Título Anoordem crescente Idioma
Notas para uma agenda de pesquisa sobre as arenas burocráticas nas políticas curriculares. 2009 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Ecologia na formação do profissional de saúde:promoção do exercício da cidadania e reflexão crítica comprometida com a existência. 2009 Português
Revista: Revista Educação (PUCRS. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A política de formação de professores da UNESCO no Projeto Principal de Educação para a América Latina e Caribe. 2008 Português
Revista: Cadernos do Aplicação (UFRGS)
Título Anoordem crescente Idioma
Análise da interdisciplinaridade e transversalidade da educação ambiental no ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro: um estudo de caso. 2008 Português