Fabiano dos Santos Souza

FABIANO SOUZA é Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense - UFF. Lotado no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). É coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional da Residência Pedagógica da UFF. Foi integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME) de 2012 a 2018. Foi Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead - 2015-2017) - Escola de Gestores. Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em março de 2007. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Financeira, Formação de Professores e Políticas Educacionais. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Atual membro dos Grupos de Pesquisas: (i) Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação - GRUPPE - FEUFF; (ii) Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP. Trabalha como membro do Grupo de Trabalho, o GT 12 - Ensino de Probabilidade e Estatística - (Educação Estatística), grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Secretário da SBEM-RJ gestão (2013 - 2015).

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ensino de probabilidade e estatística por meio da análise exploratória de dados e resolução de problemas 2018 10.20396/riesup.v5i0.8652708 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao XX 2018 Português
Desafios da Prática Docente 2017 Português
Revista: Educação Matemática Pesquisa
Título Anoordem crescente Idioma
O Exame Nacional do Ensino Médio e a Construção do Letramento e Pensamento Estatístico 2016 Português
Revista: Boletim LABEM
Título Anoordem crescente Idioma
Matemática Cruzada: proporcionando saberes por meio do jogo e da resolução de problemas 2016 Português
Desenvolvimento do letramento estatístico e a leitura e análise de gráficos: uma análise didática sobre a contribuição de ambientes computacionais como R e Geogebra 2014 Português
Sobre Coices, Futebol e Matemática 2013 Português
Revista: Educação Matemática em Revista (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
As Contribuições das Ações Pedagógicas do PIBID de Matemática na Educação Básica 2015 Português
O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente 2013 Português
Revista: Ensino da Matemática em Debate
Título Anoordem crescente Idioma
AS CONCEPÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO DE MATEMÁTICA PELO PIBID 2015 Português
Revista: Perspectivas da Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
A Importância das Atividades para o Ensino de Estatística na Educação Básica com Uso do Software R e Seu Pacote de Dados Rcmdr no III Sipemat 2014 Português
Formação de Professores de Matemática e Prática de Ensino no INFES - UFF 2012 Português
Revista: Revista de Educação, Ciências e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
CONSTRUINDO O CONCEITO DE SIMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2014 Português
Revista: Actas del VII CIBEM
Título Anoordem crescente Idioma
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA 2013 Português
APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA E O USO DE AMBIENTES COMPUTACIONAIS: UMA ANÁLISE DIDÁTICA DE PROGRAMAS PARA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 2013 Português