Fabia Monica Souza dos Santos

Prof. Adj. da Universidade Federal Fluminense (Adj. IV; Regime Dedicação Exclusiva; Lotação: Campus Universitário de Rio das Ostras; Área: Processos de Subjetivação, Historicidade e Trabalho). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Atua na docência do ensino superior desde 2002, possuindo ainda experiência em atividades administrativas e de gestão (coordenação de curso, coordenação de laboratório, coordenação de monitoria, comissão de progressão funcional, colegiado de curso, colegiado de unidade). Coordena o curso de Psicologia no Campus Universitário de Rio das Ostras da UFF desde 2019.

Coordena o projeto de extensão Rede Coletivo TRAMPO (Trabalho, Movimento, Pessoas & Organizações) desde 2014.

Atuou como psicóloga concursada da Secretaria do Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (equipe de Saúde Mental em Hospital Geral) no período de 2001 a 2009, com exoneração a pedido da servidora, para dedicação exclusiva a atividades docentes.

Tem experiência na área clínica (abordagem fenomenológico-existencial), do trabalho e organizacional, de saúde coletiva e educação, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Gestão; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Desenvolvimento Interpessoal e de Equipes; Vivências Acadêmicas; Saúde do Trabalhador; PPA (Programas de Preparação para a Aposentadoria); Qualificação em Serviço de Educadores da Rede Pública; Investigação Apreciativa; Psicologia Fenomenológico-Existencial; Psicologia Hospitalar; História da Psicologia da Saúde; Gênero e Diversidade Sexual e Pesquisa em Psicologia.

Atuou como voluntária na equipe técnica do NAP/GTN (Núcleo de Apoio Psicológico do Grupo Transdiversidade Niterói) de março de 2016 a março de 2018, nas funções de psicóloga clínica, supervisora e como apoio na coordenação do projeto (coordenação técnica: psicóloga Geiza Gomes).