Eduardo Heleno de Jesus Santos

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu (Doutorado e Mestrado) em Estudos Estratégicos da UFF (PPGEST).
Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu (MBA - Especialização) em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais.
Vice-Coordenador da Graduação em Relações Internacionais.
Coordenador de Monitoria e Tutoria do Curso de Relações Internacionais do INEST UFF.
Coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico sobre Política Sul-Americana.
Integrante do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense (2016-2019).

Doutor em Ciência Política (2015), Mestre em Ciência Política (2009) e jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (2006).

Elabora pesquisas principalmente nos seguintes temas: forças armadas e sociedade, história do jornalismo, ditadura militar, políticas públicas de defesa, relações internacionais e integração sul-americana.

Foi correspondente freelancer do El Mundo (2009-2010), e trabalhou no bureau regional da McClachy Newspapers/Miami Herald no Rio de Janeiro(2005-2007).

Professor visitante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).

Membro da Rede de Segurança e Defesa da América Latina (Resdal), com sede em Buenos Aires, do Laboratório de Estudos sobre Política Externa (LEPEB) e do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (NEA/INEST-UFF).
Investigador associado da rede de pesquisadores Direitas, História e Memória. Pesquisador do grupo Democracia , Militares e a Esquerda Militar, da UNESP-Marília.