Eda Maria de Oliveira Henriques

possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), formação em Psicanálise pela Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latino Americanos, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos institucionais de formação , atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, processo de significação e ampliação do conceito de leitura, processo de conhecimento no âmbito da formação em contextos institucionais, se dedicando mais recentemente a importância das narrativas e seu potencial epistemológico e metodológico nas pesquisas sobre formação.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Cartas ao Mar...de Experiências Que Nos Habitam: Narrativas de Formação Docente 2017 Português
Leitura Como Formação, Formação Como Leitura: Processos Narrativos/Formativos Em Questão 2014 Português
Revista: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica
Título Anoordem crescente Idioma
Imagens dos Corpos Inscritas nas Narrativas de Alunos do Ensino Médio: As (Inter)Corporeidades e o Currículo 2017 Português
Revista: Revista de Educação Pública
Título Anoordem crescente Idioma
As Narrativas e as Histórias de Vida na Formação de Professores: Caminhos Teóricos e Metodológicos em Publicações Luso-Brasileiras 2016 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Narrativas e Trajetórias de Formação: Um Diálogo Entre Literarura e Memórias 2016 Português
Novas Leituras Sobre a Formação do Professor: Um Encontro Entre Texto e Contexto 2012 Português
Revista: Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil)
Título Anoordem crescente Idioma
Em Busca das Narrativas Perdidas: A Literatura e a Formação Inicial do Professor 2014 Português
Revista: Leitura. Teoria & Prática
Título Anoordem crescente Idioma
Um Diálogo Entre Ditados Populares, Literatura e Leitura na Formação do Professor 2012 Português
Revista: Cadernos CEDES (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Textos Literários e Formação do Professor: Novas Possibilidades de Narrar 2012 Português
Revista: Linhas Críticas (UnB)
Título Anoordem crescente Idioma
A Articulação Entre Cultura, Patrimônio e Currículo: Concepções e Desafios 2010 Português
Revista: Olhar de Professor (UEPG. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Textos Literários e a Formação do Professor: Novas Possibilidades de leitura 2009 Português
Revista: Contrapontos (UNIVALI)
Título Anoordem crescente Idioma
Psicologia da Educação: Construindo novos sentidospara o processo de formação do professor 2007 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
A questão institucional e a educação 2004 Português
Revista: Cadernos de Monitoria da Faculdade de Educação da Uff
Título Anoordem crescente Idioma
A Monitoria Como Espaço de Possibilidades 2003 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
O processo de Significação do Professor em um Contexto de Formação Continuada- Uma Questão Complexa 2003 Português
Revista: Revista do Departamento de Psicologia (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
A Formação de Professores e a Crise (?) da Modernidade: questões, desafios e interrogações. 2001 Português