Diogo Marçal Cirqueira

Professor de Geografia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF). É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG) (2010). É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (UFF) (2015) e esteve na condição de Visiting Scholar na University of Texas - Austin (2013). Obteve no de 2011 a ?beca de Estudos Culturales? concedida pelo Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) realizado na Unuversidad Autonoma de Mexico (UNAM). Atuou como professor de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Goiânia entre os anos de 2007 e 2011 e foi um dos fundadores e pesquisadores do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da Universidade Federal de Goiás (NEAAD/UFG). Atualmente faz parte do Núcleo de Pesquisas em Geografia Humana: Teoria, Método e Ensino (IEAR-UFF) e vem realizando pesquisas nas áreas relacionadas a história da Geografia e do pensamento geográfico, relações raciais, movimentos sociais e educação escolar quilombola. Desenvolve também um projeto de formação de professores e de reorientação curricular nas escolas quilombolas da SME de Paraty-RJ.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Terra Livre
Título Anoordem crescente Idioma
A maldição de Cam: relação 'homem-meio' e projeto de nação em Silvio Romero 2018 Português
Revista: GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS
Título Anoordem crescente Idioma
Raízes nefastas do pensamento geográfico no brasil: meio, raça e nação em Oliveira Vianna (1920-1933). 2018 Português
Revista: Geograficidade
Título Anoordem crescente doi Idioma
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE MILTON SANTOS 2018 10.22409/geograficidade2017.72.a12984 Português
Revista: Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Racismo e Experiência do Lugar em Estudantes Negras e Negros 2017 10.5902/2236499424136 Português
Revista: REVISTA DA ANPEGE
Título Anoordem crescente doi Idioma
QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA GEOGRAFIA BRASILEIRA: UM DEBATE INTRODUTÓRIO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS PÓS-GRADUAÇÕES 2014 10.5418/RA2014.1013.0002 Português
Revista: NGUZU: Revista do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos
Título Anoordem crescente Idioma
Entre discursos cruzados: as ações afirmativas para estudantes negras e negros na UFG 2012 Português
Revista: Ateliê geográfico (UFG)
Título Anoordem crescente Idioma
As Paisagens de Bernardo Élis na obra Veranico de Janeiro 2011 Português
Revista: Universidade e Sociedade (Brasília)
Título Anoordem crescente Idioma
"Mas, quem é negro no Brasil?": uma contribuição para o debate acerca das cotas nas universidades brasileiras 2010 Português
Revista: Itinerarius Reflectionis (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A mística do racismo: narrativas de estudantes negras/os universitários sobre racismo na educação formal 2010 Português
Revista: Revista da Casa da Geografia de Sobral
Título Anoordem crescente Idioma
Representações da África e da População Negra nos Livros de Dáticos de Geografia 2007 Português