Daniel Costa de Paiva

Educador Certificado e Líder do Grupo de Educadores Google (GEG Pádua); Pesquisador Multidisciplinar; Líder do Grupo de Pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição); Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da UFF (PPGEn, em Santo Antônio de Pádua, RJ). A formação inclui diversos cursos de curta duração e participação em eventos, além de bacharelado em Ciência da Computação (1999 - 2003); Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS, São Leopoldo, RS; 2004 - 2006), com bolsa HP (Hewlett Packard) e dissertação intitulada Modelagem e Simulação de Multidões Humanas em Situações da Vida Cotidiana usando Ontologias; Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (POLI-USP, São Paulo, SP; 2006 - 2011), com bolsa FAPESP e tese intitulada Modelagem e Simulação de Agentes com Aspectos Cognitivos para Avaliação de Comportamento Social. Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino, desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil.
Entre os prêmios que ganhou estão Melhor Trabalho no NeuroEdu (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2017), Top10 Melhores palestras do Congresso Nacional de Tecnologias na Educação (Conatedu, 2015), Comenda Armínio João Von Hohendorff (Capítulo São Leopoldo, 2005), Melhor filme na categoria Técnica da Mostra de vídeos (SIBGRAPI, 2004). Membro do COGNITIO - USP (2006 - 2011); da SBCC; da SBNEC; da SBPC; da SBC; da SBPJOR. Colunista do Blog Tutores.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Confluências Culturais
Título Anoordem crescente Idioma
Parceria TEC e agentes públicos: contribuições para a sociedade por meio de eventos educativo culturais 2018 Português
Revista: Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science
Título Anoordem crescente Idioma
Tecnologias como recursos no ensino de Língua Inglesa: a opinião de alunos sobre o uso do aplicativo Duolingo 2018 Português
Evolução Tecnológica e as diferentes gerações 2018 Português
Tecnologia dos jogos aplicada ao desenvolvimento cognitivo, linguagem e comunicação no ambiente de ensino 2018 Português
E se eu ?vendesse? conteúdo? Proposta de uso de técnicas de comunicação social para melhorar o engajamento estudantil 2016 Português
Revista: Revista Científica da FAMINAS
Título Anoordem crescente Idioma
O aplicativo Duolingo como ferramenta complementar para o ensino de língua Inglesa: inovando o trabalho pedagógico com alunos do Ensino Médio 2018 Português
Revista: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Aplicativo Educacional para apoiar a Alfabetização 2017 Português
Contribuição dos jogos para mapeamento de Necessidades Especiais e melhoria do rendimento estudantil 2017 Português
Revista: Inter-ação (UFG. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
(Resenha) Tori, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2017 Português
Revista: Espacios (Caracas)
Título Anoordem crescente Idioma
Gestão de Tecnologias na Educação: Adaptações, Dinâmicas e Contribuições 2016 Português
Contribuições da Metodologia Educacional Tecnológica para o Ensino Público 2016 Português
Revista: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Utilização de Lixo Eletrônico para a Produção de Jogos e Materiais Didático-Pedagógicos 2016 Português
Revista: Revista Educacional Interdisciplinar
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de Futuros Professores: Relato de Experiência 2016 Português
Revista: International Journal of Engineering and Applied Sciences
Título Anoordem crescente Idioma
A Virtual Human Simulator for Social Behavior to Evaluate Information Flow 2016 Inglês
Revista: PontodeAcesso (UFBA)
Título Anoordem crescente Idioma
Três Ontologias Clássicas e a Web Semântica 2009 Português