Charleston Jose de Sousa Assis

Charleston José de Sousa Assis é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, onde concluiu o mestrado, orientado pela Dra. Márcia Motta, e o doutorado, orientado pela Dra. Laura Maciel, ambos em História Social. Uma de suas pesquisas foi convertida em livro publicado com o título "Classes populares, cultura política e revolta no Rio de Janeiro (1984-1987)". Entre 2016 e 2018 realizou estágio pós-doutoral no Programa de História da Universidade Salgado de Oliveira, sob supervisão da Dra. Marly Vianna. Atua no magistério em História desde o ano de 2000 nos níveis fundamental (regular e EJA), médio e superior. Em diferentes momentos, ou concomitantemente, atuou como professor nas redes públicas da cidade e do estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Magé e Guapimirim. Entre 2004 e 2012 atuou como Professor da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano e em metodologia da pesquisa histórica e do ensino de História. Atuou também no Ensino a Distância da referida universidade entre 2006 e 2014, como professor e tutor em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, além de ter coordenado a graduação em História (presencial e EaD), e, por último, como Gestor do Departamento de Ensino a Distância. Atualmente, é professor de História na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), onde atua no Ensino Médio.