Carmen Lúcia Vidal Pérez

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense . Como professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF atua no campo de confluência Estudos do Cotidiano da Educação Popular. É membro da equipe de pesquisadoras do GRUPALFA - Grupo de Pesquisa Alfabetização dos Alunos e Alunas das Classes Populares, desde 1988 e coordenadora do GEPEMC - Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Memória e Cotidiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professores, estudos do cotidiano escolar, estudos da cognição e da aprendizagem e estudos das infâncias

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: CHILDHOOD & PHILOSPHY
Título Anoordem crescente Idioma
linhas erráticas:cartografias de um outro modo de existir na (vida e) na escola 2018 Português
Revista: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
UMA ?ROCINHA? DE LIVROS: PERCURSOS POÉTICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E SEUS ALUNOS LEITORES 2016 Português
Revista: ROTEIRO
Título Anoordem crescente Idioma
?FAZER? (E NARRAR) EXPERIÊNCIA NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NARRADORES 2016 Português
Revista: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
Título Anoordem crescente Idioma
As Teorias em movimento e as conversas na formação de professores 2016 Português
Revista: Educação em Foco ON LINE
Título Anoordem crescente Idioma
CANSADAS DE ESPERAR GODOT QUEBRAMOS OS ESPELHOS - 2016 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
CANSADAS DE ESPERAR GODOT QUEBRAMOS OS ESPELHOS - Versão Impressa 2015 Português
Vozes, palavras, textos de professoras alfabetizadas. Escrita, narrativas e autobiografia na formação (continuada) de professoras 2007 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
ORA... ORA... ORA... A ÉTICA INFANTIL E A PESQUISACOM AS CRIANÇAS E SUAS IMAGENS 2015 Português
Revista: INVESTIGAR EM EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
O POVO CRIANÇA E SUAS INFÂNCIAS: FRAGMENTOS DE UMA PESQUISA COLETIVA 2015 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
OS INCONTADOS: ALGUMAS (A)NOTAÇÕES SOBRE AS CRIANÇAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PERIFERIA URBANA E SUAS INFÂNCIAS 2014 Português
Revista: Linha Mestra
Título Anoordem crescente Idioma
DE CRIANÇA PARA CRIANÇA - LEITURA E ESCRITA: UM CONVITE À AUTORIA 2014 Português
Revista: Novedades Educativas
Título Anoordem crescente Idioma
SALIDAS DE CAMPO: CUANDO EL CONOCIMIENTO SE DESBORDA DE LA ESCUELA 2013 Português
Ciudadanía en proceso. Hablan los niños de un campamento de los ?Sin Tierra? 2011 Espanhol
Ciudadanía en proceso. Hablan los niños de un campamento de los ?Sin Tierra?. 2011 Espanhol
Injusticias cognitivas y democracia en el aula. 2010 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Este personagem Nilda Alves: conversa com Regina Leite Garcia 2012 Português
Este personagem Nilda Alves 2012 Português
Revista: Revista Novedades educativas
Título Anoordem crescente Idioma
La sala de clase como una comunidad investigadora. 2012 Espanhol
Revista: ETD. Educação Temática Digital
Título Anoordem crescente Idioma
Diálogos extemporâneos no cotidiano escolar: a pesquisa com as crianças 2012 Português
Revista: A Página da Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A memória como léxico dos tempos 2009 Português
A escola como centro recriador da memória e da cultura local 2004 Português
Revista: Espaço (Rio de Janeiro. 1990)
Título Anoordem crescente Idioma
Rádio e Tv por meio da web: possibilidades de uma nova formação 2008 Português
Revista: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP)
Título Anoordem crescente Idioma
Alfabetização para além do método ? uma sintaxe freiriana 2007 Português
Revista: Presente! (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica)
Título Anoordem crescente Idioma
Álbum de Retratos: A fotografia como crônica familiar 2007 Português
Revista: Revista do Departamento de Psicologia da UFF (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A lógica e o sentido da formação: heterotopias, acontecimentos e sujeitos 2007 Português
Revista: Contexto & Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Infância, Espaço e Subjetividade: algumas (a)notações sobre as lógicas operatórias e práticas espaciais das crianças das classes populares 2007 Português
Revista: Presença Pedagógica
Título Anoordem crescente Idioma
Sentidos Emancipadores das Narrações de Memórias 2006 Português
Ler o Espaço para Compreender o Mundo 1999 Português
Revista: Conversas sw Aprendizagem
Título Anoordem crescente Idioma
Alfabetização, Cultura e Linguagem- a questão da oralidade 2006 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Um jogo de luz esombras: lógicas de ação no cotidiano escolar 2006 Português
Revista: Quaestio (UNISO)
Título Anoordem crescente Idioma
Um outro olhar sobre o olhar que olha - lógicas de ação no cotidiano escolar 2005 Português
Revista: Revista Tamoios (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Ler o espaço para Compreender o Mundo: a função alfabetizadora da geografia 2005 Português
Revista: Paradoxa (São Gonçalo)
Título Anoordem crescente Idioma
Cultura, Linguagem e Alfabetização: Ressonâncias da Oralidade na Apropriação da Linguagem Escrita 2004 Português
Revista: JORNAL A PAGINA DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COTIDIANA 2002 Português
Revista: Caderenos de Ensaios e Pesquisas
Título Anoordem crescente Idioma
Por que os planetas não falam? Um estudo sobre as contribuições da Teoria do Caos para a prática pedagógica das escolas brasileiras. 2002 Português
Revista: Caderno de Educação Infantil
Título Anoordem crescente Idioma
A Pré-escola em Angra dos Reis: tecendo um projeto de educação infantil 2000 Português