Carlos Henrique Juvêncio da Silva

Doutor (2016) e mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2008). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Documentação, atuando principalmente nos seguintes temas: colecionismo, coleções pessoais, memória, história, documentação, bibliografia, dentre outros. Entre 2014 e 2016 foi professor substituto do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Durante o primeiro semestre de 2017 foi professor visitante do Curso de Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP). Durante seis anos (2004-2010) foi funcionário da Biblioteca Nacional, trabalhando nas divisões de Manuscritos, Música e Arquivo Sonoro e Publicações Periódicas. Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e desenvolve projeto de pós-doutorado sob a orientação da professora Georgete Medleg Rodrigues sob o tema "O DASP e a organização da informação no Brasil: da Documentação à Ciência da Informação". Líder do Grupo de Pesquisa "Sociedade, Memória e Poder"

Revista: Investigacion Bibliotecologica
Título Anoordem crescente Idioma
Federico Birabén e sua proposta para a oficina bibliográfica brasileira: aproximações e distanciamentos da Documentação na América do Sul 2018 Português
Revista: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Homo Documentator: Suzanne Briet e a construção do Documentalista 2018 Português
Revista: Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Título Anoordem crescente Idioma
Manoel Cícero Peregrino da Silva na Biblioteca Nacional: engajamento aos ideais de Otlet e La Fontaine e à Documentação 2017 Português
Revista: Brazilian Journal of Information Science
Título Anoordem crescente doi Idioma
Contribution to the history of Documentation in Brazil: the brazilian National Library and its relationship with the International Institute of Bibliography 2017 10.5016/10.5016/1981-16 Português
Revista: Anais da Biblioteca Nacional
Símbolos e representações: a Biblioteca ?do? Nacional 2016 Português
Coleção Ernesto Senna: a construção de uma memória 2011 Português
Apresentação da Coleção Ernesto Senna 2008 Português
Inventário da Coleção Ernesto Senna 2008 Português
Inventário Coleção Batista Caetano 2007 Português
Inventário da Coleção Hugo Leal 2007 Português
Inventário da Coleção Martins Pena 2007 Português
Revista: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Título Anoordem crescente Idioma
A Documentação no Brasil: primórdios de sua inserção no país (1895-1920) 2016 Português
Revista: InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Título Anoordem crescente Idioma
A Bibliografia Nacional brasileira: Histórico, reflexões e inflexões 2016 Português
Revista: Informação & informação (UEL. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A bibliografia no Brasil segundo os preceitos Otletianos: a liderança da Biblioteca Nacional e outras ações 2015 Português
Revista: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A internacionalização da Biblioteca Nacional: Identificação das ações nos relatórios institucionais (1905-1915) 2013 Português