Bruno Alves Dassie

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense, com atuação na graduação (Licenciatura em Matemática) e na Pós-Graduação (PPG-FEUFF). É líder do Grupo de Pesquisa HEDUMAT - História e Educação Matemática. É vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2016-2018). Integra também a equipe do Laboratório de Educação Matemática (LABEM/UFF). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático e história da educação matemática.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Título Anoordem crescente Idioma
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos 2018 Português
Revista: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Diálogos entre autor e professor: uma leitura da ?Arithmetica Elucidativa? de Nelson Benjamim Monção 2018 Português
Revista: Zetetiké (on line)
Título Anoordem crescente Idioma
A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático 2015 Português
Revista: Boletim LABEM
Título Anoordem crescente Idioma
As notas de rodapé da coleção Matemática ? 2º ciclo 2015 Português
Revista: Revista HISTEDBR On-line
Título Anoordem crescente Idioma
As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro 2014 Português
A Comissão Nacional do Livro Didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário 2012 Português
Revista: ZDM (Berlin. Print)
Título Anoordem crescente Idioma
The history of mathematics education in Brazil 2012 Inglês
Revista: Perspectivas da Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Da fragmentação à fusão: os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática 2012 Português
A influência da escola normal no ensino da matemática na primeira metade do século XIX 2010 Português
Revista: Boletim GEPEM
Título Anoordem crescente Idioma
As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira 2011 Português
Epistemologia dos Números Relativos: uma reflexão necessária e atual para a sala de aula de matemática 2010 Português
Revista: Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Euclides Roxo: engenheiro, professor, intelectual e educador matemático 2010 Português
Revista: Revista Brasileira de História da Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
A formação do professor de matemática na Escola de Ciências da Universidade do Distrito Federal 2008 Português
Teorema de Pitágoras e matemáticos amadores do Brasil 2005 Português
Revista: Revista do Professor de Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Quebra-cabeça de Fibonacci 2007 Português
Quadrados Mágicos e o Teorema de Pitágoras 2003 Português
Uma Antepassada da RPM 2000 Português
Revista: Horizontes (EDUSF)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino de Matemática no século XX ? da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna 2004 Português
Revista: História & Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Uma coleção revolucionária 2003 Português
Breve contextualização da conferência ?A Matemática e o Curso Secundário? (Euclides Roxo) 2003 Português
Revista: Caderno Dá Licença
Título Anoordem crescente Idioma
O Ensino de Matemática no Brasil nas Primeiras Décadas do Século XX 2003 Português