Beatriz Brandão Polivanov

Professora adjunta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), do qual foi Chefe de 2016 a 2018. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Doutora e mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa CAPES/PNPD na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Licenciatura pela Faculdade de Educação também da UFRJ.

Ministra disciplinas no âmbito da graduação desde 2007 e da pós-graduação desde 2013. Fez parte do corpo docente do curso de graduação em Comunicação Social e da pós-graduação (lato sensu) na ESPM de São Paulo, além de ter sido coordenadora e pesquisadora do laboratório de mídias da ESPM (ESPM Media Lab) de 2011 a 2013. É orientadora de trabalhos acadêmicos desde 2010. Algumas disciplinas ministradas: Marketing e(m) Mídias Sociais (UFF); Redes Sociais Online (UFF), Interações Sociais no Ciberespaço (UFF), Comunicação e Cultura do Consumo (UFF), Arenas Digitais e Mídias Sociais (ESPM), Marketing de Relacionamento (ESPM), Redes Sociais (MBA em Marketing Digital da ESPM), Tecnologias da Comunicação e Subjetividades e Metodologia de Pesquisa (PPGCOM UFF).

Foi editora-chefe da revista Contracampo (B1) do PPGCOM UFF de 2015 a 2018 e é membro do corpo editorial de periódicos qualificados desde 2007. Autora do livro "Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook" (2014, editora Multifoco) e de artigos em periódicos e anais de congressos, bem como capítulos de livros. Líder do grupo de pesquisa MiDICom - Mídias Digitais, Identidade e Comunicação - da UFF, inscrito no diretório do CNPq. Coordenadora do GP de Comunicação e Cultura Digital da Intercom (2018-2020). Investiga temas relacionados à cultura digital e redes sociais; identidades; marketing e publicidade; consumo; música; materialidades da comunicação.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: InTexto
Título Anoordem crescente Idioma
Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman 2019 Português
Revista: Intercom (São Paulo. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas 2018 10.1590/1809-5844201813 Português
Revista: Rumores (USP)
Título Anoordem crescente Idioma
Retratos da periferia em construções identitárias de it girls das favelas cariocas no Instagram 2017 Português
Revista: Comunicação, Midia e Consumo (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Funk e McDonald?s: Disputas simbólicas e negociações de valor a partir da campanha publicitária ?Novinhos Cheddar? 2017 Português
Revista: Logos (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
?Mar de camisas pretas?: camisas de bandas como mediadoras de sentidos e experiências na cena do heavy metal 2016 Português
Aparência, visibilidade e contatos: a autoprodução em sites de redes sociais e a cena da música eletrônica 2011 Português
Revista: REVISTA FAMECOS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica 2016 10.15448/1980-3729.2016.1.20971 Português
Revista: Lumina (UFJF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage ?Gótica Desanimada? no Facebook 2015 Português
Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira: mapeamento de usos e demandas 2011 Português
Revista: REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Tons do Sertão: disputas entre o sertanejo e MPB em redes sócio-técnicas 2015 Português
Revista: Revista Comunicação Midiática (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Dinâmicas identitárias online: apontamentos sobre o que postar e o que não postar no Facebook 2015 Português
Revista: Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura
Título Anoordem crescente Idioma
?O mais importante é que a outra pessoa possa te perceber forte?: narrativas de superação em término de relacionamento enquanto performance de si no Facebook 2015 Português
Revista: Galáxia (São Paulo. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
SYNTHETICA: reflexões acerca da (i)materialidade da música em álbuns-aplicativo 2015 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS
Título Anoordem crescente Idioma
Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line 2015 Português
Revista: Líbero (FACASPER)
Título Anoordem crescente Idioma
Conversações em rede em um mercado inteligente 2014 Português
Revista: Interin (UTP)
Título Anoordem crescente Idioma
Apropriações de Sites de Redes Sociais em Cenas de Música Eletrônica: Distinção, Sociabilidade e Marcas Identitárias 2014 Português
Revista: Revista de Comunicação
Título Anoordem crescente Idioma
Fazendo faxina no Facebook: implicações do gerenciamento e comunicação com a Rede de Contatos para Dinâmicas de Autoapresentação 2014 Português
Revista: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación
Título Anoordem crescente Idioma
Reapropriações do conceito de comunidade na contemporaneidade 2014 Português
Revista: ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste
Título Anoordem crescente Idioma
Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos 2013 Português
Revista: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Presentificação, vínculo e delegação nos sites de redes sociais 2012 Português
Revista: Contemporanea (UFBA. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como categorias para análise dos sites de redes sociais 2012 Português
Revista: Revista Eco-Pós (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Novos Rumos e Onda Livre: a construção de comunidades imaginadas através das radcom 2009 Português
Revista: Pesquisas em Discurso Pedagógico (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
High School Students and Literary Texts: a Possible Relation? 2004 Inglês