Augusto César Lacerda de Oliveira

Técnico em metalurgia (ETPC). Graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFF (2004). TCC sobre Textura Cristalográfica (DRX/EBSD) em aços para fins elétricos. Bolsista CNPq: Modelamento Matemático (Fortran 90/95) sobre Recristalização Primária 2D e 3D. CR 7,96.

Mestre em Engenharia Metalúrgica pela UFF (2005) na área Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos com bolsa concedida pelo CNPq. Dissertação: "Simulação do Crescimento normal e isotrópico de grão em 3-D por meio do método de Monte Carlo". Orientação Prof. Paulo Rangel Rios, Ph.D. CR 9,00.

Doutor em Engenharia Metalúrgica pela UFF (2012) na área Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos. Tese: "Modelamento microestrutural e das cinéticas Isotérmica e Anisotérmica do Enriquecimento de ferro nos revestimentos Zn-Fe (Galvannealed)". Projeto em conjunto com o Centro de Pesquisas da ArcelorMittal EUA (East Chicago - Simulações e caracterizações). Simulação na Gleeble 3500. Orientador: Prof. Paulo Rangel Rios, PhD. CR 9,30.

Treinado na França e Bélgica (ArcelorMittal R&D) no desenvolvimento de aços avançados de alta resistência (AHSS), estampagem profunda, perfilação, laminação a quente e frio. Curso adicional sobre a estampagem a quente.

Experiência industrial de 12 anos. Desenvolvimento de processos, produtos e aplicações de aços. Foi responsável pela Assistência Técnica dos Clientes Automotivos: Volkswagen (VW) e General Motors (GM). Na Linha Branca: Electrolux, Whirlpool, MABE e Bertolini.

Coordenou a parte técnica do projeto FINEP de atualização tecnológica do Centro de Pesquisas da CSN, em Volta Redonda-RJ. Implantando todos os equipamentos para as novas demandas tecnológicas. Desenvolvimento de equipamentos para a simulação física (projeto de equipamentos), analítica e numérica (Ansys, Abaqus, COPRA, PAMSTAMP, Simufact.Forming, Jmatpro e recursos Open Source para simulação numérica) de processos (processos siderúrgicos ? Laminação a quente, laminação a frio e galvanização) e transformação do aço (Estampagem profunda e perfilação). Responsável pela especificação técnica e compra de equipamentos como Gleeble 3500, realidade virtual IC.ID, forno de fusão a vácuo de 50 kg, torno CNC e CNC Romi.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro aço para estampagem a quente da CSN no Brasil, com transferência de tecnologia proveniente da CSM (Colorado School of Mines) e sob orientação do prof. John Speer.

Foi professor do curso de Engenharia Civil e Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA.

Desde 2016 é professor Adjunto 20 h do Curso de Engenharia Metalúrgica e Materiais da UFF na área de Conformação Mecânica dos Metais. Atuando ainda na cadeira de Processamento Termomecânico.

É consultor para o segmento automotivo e sistemistas em aços planos e estampagem profunda.

Além dos projetos de graduação, desenvolve projetos de mestrado em engenharia mecânica nas áreas de comportamento mecânico, estampagem profunda, soldagem e realidade virtual. Trabalha conjuntamente com a empresa ESI no desenvolvimento de soluções para a prototipagem virtual de processos. Participante do Grupo de Pesquisa em Prototipagem Virtual e Modelagem de Processos coordenado pelo professor Antonio José Oliveira Cabral.

É especialista no desenvolvimento de novos produtos, partindo desde a fase de concepção e design, projeto matemático CAD, projeto estrutural/funcional CAE, projeto de manufatura e virtualização (renderização de alta qualidade, realidade aumentada e realidade virtual), onde vem tramitando pedidos de patente dos novos produtos e tecnologias de fabricação.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF