Antenora Maria da Mata Siqueira

Doutorado em Engenharia Agrícola/Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP em co-tutela no Institut Supérieur des Sciences Agronomiques, Agroalimentaires, Horticoles et du Paysage/França, mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas, onde também leciona; atua na docência no PPG em Defesa e Segurança Civil, e na graduação em Serviço Social. Coordena o NESA-Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais e o Observatório Desastres Ambientais (UFF). É associada a ANPPAS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade, membro da Rede WATERLAT. Tem experiência em pesquisa, docência e extensão. Linhas de pesquisa: ambiente, sociedade e desenvolvimento; água, desastres e riscos; conflitos socioambientais; planejamento e gestão de águas; questão urbana, agrária e ambiental.