Andréa Cristina Pavão Bayma

Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais e desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígenas. Concluiu linciatura pela UGF em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (RPG) foi publicada por duas editoras. Concluiu Doutorado em Educação pela PUC-Rio em 2004, sob orientação da Profª Tania Dauster. Na banca avaliadora, contou com a participação do antropólogo Gilberto Velho, e das professoras Marisa Lajolo e Maria Luiza Oswald. Possui três Pós-doutorados: em História da Cultura Escrita pela Universidad de Alcalá (2010), sob a orientação do Prof. Antonio Castillo Gómez, em Antropologia das Emoções pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2011), sob a orientação da Profª. Maria Cláudia Coelho e, em Sociologia e Antropologia pela Universidad Complutense de Madrid (2018), sob a orientação da Profª. María Isabel Jociles. Atualmente está cursando Doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidad Complutense de Madrid (2018), sob a orientação da Profª. María Isabel Jociles. É professora Associada I da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Educação de Angra dos Reis) onde trabalha desde 2009. Desde 2006 ministra as disciplinas de Política e Organização da Educação Brasileira, Alfabetização, Etnografia e Pesquisa em Educação e Antropologia da Educação em cursos de Pedagogia. Orientou diversos TCC desde uma perspectiva antropológica voltados a problemas da educação brasileira, em especial relacionados à cultura escrita. É sócia da Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red (AIBR) e membro da Junta Diretiva da Asociación de Antropología de Castilla y León (AACyL). Coordena os projectos "Observatório de Políticas Públicas para a Educação Brasileira" e "Monitorando: canal de Youtube sobre políticas públicas da educação brasileira" (https://www.youtube.com/user/MONITORANDOUFF). Líder do grupo de investigação "Antropologia da Cultura Escrita", em colaboração com José Ignacio Monteagudo Robledo (UNED-Zamora), desenvolve etnografias com foco nas políticas públicas de formação de professores, alfabetização, leitura e escrita. Seus trabalhos estão disponíveis em: https://uff.academia.edu/AndréaPavão. ORCID: HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-9121-7886

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Leitura. Teoria & Prática (Campinas)
Título Anoordem decrescente Idioma
Leitura e escrita fora das salas de aula em uma escola de formação de professores: vivência ou experiência? 2000 Português
Revista: Cadernos de Educação Puc Rio
Título Anoordem decrescente Idioma
A invenção do leitor acadêmico: quando a leitura é estudo 2001 Português
Revista: Revista Sementes Caderno de Pesquisa
Título Anoordem decrescente Idioma
Literatura infanto-juvenil: ler é mais importante que estudar? 2001 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro)
Título Anoordem decrescente Idioma
Do leitor imaginário a imagens de leitores em uma universidade carioca 2002 Português
Cultura escrita na formação de professores: trabalhos monográficos em um Curso Normal Superior 2011 Português
Revista: Construir Deconstruir Reconstruir
Título Anoordem decrescente Idioma
Notas sobre la formación del habitus de la lectura y la escritura en la educación infantil 2005 Espanhol
Revista: Comunicação & Comunidade
Título Anoordem decrescente Idioma
Jovens Olhares sobre a favela: um projeto de formação de escritores 2005 Português
Revista: CECIERJ
Título Anoordem decrescente Idioma
Do leitor imaginário às imagens de leitores em uma universidade carioca 2006 Português
Revista: Cultura escrita & sociedad
Título Anoordem decrescente Idioma
El legado de Jack Goody para los estudios sobre cultura escrita 2009 Português
Historias de participación en el mundo de la cultura escrita y su imbricación con la curltura oral 2010 Espanhol
Revista: El Filandar/O Fiadeiro. PublicaciónIbérica de Antropología y Culturas Populares
Título Anoordem decrescente Idioma
Cultura e Sentimentos: Ensaios em Antropologia das Emoções 2012 Português
Revista: VERBO - REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS
Título Anoordem decrescente Idioma
A universidade como espaço de leitura. A leitura é inclusão? 2012 Português
Revista: Sede de ler
Título Anoordem decrescente Idioma
O certo, o errado e a impostura 2012 Português
Revista: Studia Zamorensia
Título Anoordem decrescente Idioma
O texto e a fotocópia como instituição pedagógica: práticas de leitura na universidade 2016 Português
Leer y escribir en la formación de profesores contra la pedagogía del espectáculo 2017 Espanhol
Revista: Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso)
Título Anoordem decrescente Idioma
Carreira de usuários da cultura escrita e formação de professores: um ensaio etnográfico 2017 Português