Ana Maria Ribeiro dos Santos

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Ciências (Química Biológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência em pesquisa experimental, na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: puromicina, barreira de filtração glomerular, dextram sulfato, doença renal crônica.
Experiência em atividade assistencial na área de Nefrologia. Dedica-se à ambulatório de tratamento conservador da doença renal crônica e de diálise peritoneal.
Experiência em magistério. Professora adjunta do Serviço de Nefrologia da Universidade Federal Fluminense.