Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). É Coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Professora no Mestrado em Antropologia Visual da FLACSO-Equador. Fez o Pós-Doutorado em Antropologia Visual na Universidade de São Paulo (2010/2014). É Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005), Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1999) e Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1995). Autora de series de filmes etnográficos. Atua como pesquisadora do Grupo de Investigación Cosmologías y Visualidad da FLACSO-Equador; do Núcleo de Estudos de Antropologia das Artes, Ritos e Sociabilidades Urbanas - NARUA/UFF, do Grupo de Antropologia Visual da Universidade de São Paulo - GRAVI/USP e do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama - NAPEDRA/USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: filme etnográfico, classes trabalhadoras, cidade, povos guaranis, cosmologia, artes e cinema.

Revista: Vivência: Revista de Antropologia
Imagem, Visão e Cosmovisão entre os Guarani 2017 Português
Revista: REVISTA ESPAÑOLA DE ANTROPOLOGÍA AMERICANA
Los mbya guaraní: entre cosmología y historia 2016 Espanhol