Ana Cláudia Machado Teixeira

Atuei por 19 anos na subárea de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de pessoal, área de Recursos Humanos, atingindo o cargo de Supervisora, em grandes empresas do estado do Rio de Janeiro, como: Golden Cross Assistência Internacional de Saúde; Cervejarias Cintra e Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN). Durante este período, desenvolvi programas específicos de treinamento, visando integrar os colaboradores na estrutura organizacional da empresa. O foco era otimizar potencialidades e habilidades, a fim de contribuir não só para o desempenho do indivíduo ao mobilizar competências, mas também alinhar essa formação à missão,visão e valores empresariais, buscando a sinergia do conjunto.
No transcorrer dos últimos anos dessa fase profissional, observei o quanto uma deficiente formação acadêmica/educacional reflete em problemas básicos na atuação de postulantes ao mercado de trabalho. Resolvi, então,voltar-me para a formação dos alunos, mobilizando meus conhecimentos de T&D, junto ao currículo das disciplinas de Letras, para auxiliar no processo de formação acadêmica avançada, contribuindo com uma construção reflexiva e consciente da vocação e do propósito.
Nesta área, possuo Graduação em Tecnologia da Informação e Especialização em Recursos Humanos.

Doutora em Estudos de Linguagem , ênfase em Linguística, pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2015). Possuo Mestrado em Língua Portuguesa pela UFF (2010) e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-2007).

Professora Adjunta de Língua Portuguesa na UFF, em regime de 20 horas.

Pesquisadora, atuando nos grupos: i) também como vice-líder, Grupo "Conectivos e Conexão de Oração" (CCO), voltado para estudos na Linguística Funcional Centrada no Uso, considerando o Domínio Funcional da Conexão, ii) Grupo "Discurso e Gramática" (D&G) que promove discussões acerca dos temas mais recentes na área de Linguística Funcional e iii) Grupo "Linguagem em uso, cognição e gramática" que visa à cooperação internacional Brasil-Portugal.

Tenho experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua portuguesa, Morfossintaxe, Leitura, Produção Textual, Funcionalismo centrado no uso, Gramaticalização e gramaticalização de construções, Mudança construcional e construcionalização.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF