Ana Carmen Amorim Jara Casco

Natural de Petrópolis (RJ), mora atualmente no Rio de Janeiro onde trabalhou como arquiteta e urbanista no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de dezembro de 1983 a fevereiro de 2016 exercendo diversos cargos, entre os quais o de Chefe do Escritório Técnico de Petrópolis(1985/1987), Coordenadora de Proteção do Iphan/RJ (1988/1990), Coordenadora de Documentação e Inventários do Iphan (1990/1994), Assessora Técnica da Presidência do Iphan (94/96) e Editora da Revista do Patrimônio (2001/2011). É professora do quadro permanente e pesquisadora do Mestrado Profissionalizante/PEP/IPHAN, onde coordena a linha de pesquisa Educação e Patrimônio. É professora adjunta na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense onde atua na área de Técnicas Retrospectivas desde 1997. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).