Ana Angélica Rodrigues de Oliveira

Doutoranda em Educação na área de Currículo, Docência e Linguagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1981), Universidade Federal do Espírito Santo (1983), Centro Universitário Geraldo Di Biasi (1984). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense-Campus de Volta Redonda, atuando especialmente no curso de Licenciatura em Química. Tem ampla experiência na educação básica e superior. Na educação básica pública trabalhou ao longo de 27 anos, em diferentes funções: professora regente, orientadora educacional, como em cargos de gestão nas redes públicas municipal e estadual. Concluiu sua atuação na educação básica como Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, de janeiro de 2005 a dezembro de 2010. Na educação superior trabalhou em algumas instituições, especialmente no Centro Universitário de Barra Mansa, em cursos de Licenciaturas na Graduação e Pós-Graduação Lato-Sensu, de 1996 a 2012. Focaliza seus estudos em Gestão Democrática, Formação de Professores, Cultura e Música Popular Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, projeto pedagógico, cultura, cidadania e música popular brasileira (MPB). Autora dos livros "A Eleição para Diretores e a Gestão Democrática da Escola Pública: democracia ou autonomia do abandono?" (Ed. Alfa Omega) e "A Música Popular Brasileira na Escola" (Ed. Nova Gráfica).