Amanda Oliveira Rabelo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e coordenou a elaboração e o envio da proposta do Mestrado de Ensino para a Capes que foi aprovada em dezembro de 2014, coordenando o curso de Mestrado em Ensino de 2015 a 2017, ministrando disciplinas e orientando discentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: indução profissional docente, formação de professores dos anos iniciais e educação infantil, prática pedagógica, estágio docente, escolha profissional, e memória. Foi premiada em 2016 como "Jovem Cientista do Nosso Estado" pela Faperj.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Internacional de Formação de Professores.
Título Anoordem crescente Idioma
O ACESSO E A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO DOCENTE PELA MULHER NO ?ENSINO PRIMÁRIO? NO BRASIL E EM PORTUGAL 2019 Português
Revista: Revista Internacional de Formação de Professores
Título Anoordem crescente Idioma
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIA, ATUALIDADE E REPERCUSSÕES PARA O ENSINO 2019 Português
Revista: REXE Revista de Estudios y Experiencias en Educación
Título Anoordem crescente Idioma
FORMAÇÃO DOS DOCENTES E A FEMINIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL ? HISTÓRIA E ATUALIDADE 2018 Português
Revista: REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA
Título Anoordem crescente Idioma
MALE TEACHERS IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO-BRAZIL AND AVEIRO-PORTUGAL 2016 Inglês
Revista: EDUCERE (Mérida)
Título Anoordem crescente Idioma
FORMA ÇÃO DOS PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL: DA PROMULGAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃ O NACIONAL (LDBEN/1996) AT É OS DIAS ATUAIS 2016 Português
Revista: JOURNAL FOR CRITICAL EDUCATION POLICY STUDIES
Título Anoordem crescente Idioma
Sex Education as a Transversal Subject 2015 Português
Revista: PSICOPEDAGOGIA ON LINE
Título Anoordem crescente Idioma
A sexualidade no meio escolar: narrativas de superação 2014 Português
O Curso de Pedagogia - modificações e necessidades 2005 Português
Lembranças da Escola 2002 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente Idioma
Debates sobre gênero na docência: o professor do sexo masculino nas séries iniciais 2013 Português
Revista: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Professores discriminados: um estudo sobre os docentes do sexo masculino nas séries do ensino fundamental 2013 Português
Revista: Revista HISTEDBR On-line
Título Anoordem crescente Idioma
Escolas de formação de professores/as no Brasil e em Portugal e a feminização do magistério 2012 Português
A figura masculina na docência do ensino primário: um ?corpo estranho? no quotidiano das escolas públicas ?primárias? do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal 2009 Português
Revista: PORTUGUESE STUDIES REVIEW
Título Anoordem crescente Idioma
Gênero, o bem ensinar e o desejo de progredir como profissional no magistério: Um estudo comparativo entre Portugal e Brasil 2012 Português
Revista: Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A escolha profissional dos homens pela docência na escola ?primária? 2011 Português
Revista: Educação & Sociedade (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A importância da investigação narrativa na educação 2011 Português
Revista: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A remuneração do professor é baixa ou alta? Uma contraposição de diferentes referenciais. 2010 Português
Revista: Ex Aequo (Oeiras)
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições dos estudos de género às investigações que enfocam a masculinidade. 2010 Português
Revista: Revista lusófona de educação
Título Anoordem crescente Idioma
'Eu gosto de ser professor e gosto de crianças? ? A escolha profissional dos homens pela docência na escola primária 2010 Português
Revista: Sexologies (Marseille)
Título Anoordem crescente Idioma
Sex education as transversal subject 2010 Inglês
The socialization of seropositive children: two realities in educational public context 2010 Inglês
Revista: EDUCAÇÃO E REALIDADE
Título Anoordem crescente Idioma
Professores homens nas séries iniciais: escolha profissional e mal-estar docente 2010 Português
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente Idioma
Sexualidade e gênero: conceitualizações para docentes 2010 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente Idioma
Os professores do sexo masculino no ensino ?primário?: um ?corpo estranho? no quotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal?. RBEP, ISSN 2009 Português
Revista: Revista Ártemis
Título Anoordem crescente Idioma
A memória das normalistas formadas no IESK: gênero, juventude e memória 2008 Português
O gênero e a profissão docente: impactos na memória das normalistas 2007 Português
Revista: Educação (Santa Maria. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Memória e subjetividade: elementos para refletir sobre a singularidade das professoras 2007 Português
Revista: Revista do Mestrado de História (Universidade Severino Sombra)
Título Anoordem crescente Idioma
Mulher e Docência: Historizando a feminização do magistério 2007 Português
Revista: Práxis Educacional
Título Anoordem crescente Idioma
A memória das normalistas do IESK de Campo Grande/RJ. 2005 Português
Revista: Psicopedagogia Online
Título Anoordem crescente Idioma
Sexualidade: várias concepções 2005 Português
Revista: Mneme (Caicó. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
As influências do espaço do IESK na memória das normalistas: entre a tranqüilidade e o feudo. 2004 Português
Revista: Morpheus (UNIRIO. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A memória das Normalistas do Instituto de Educação Sarah Kubitschek 2003 Português