Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com. É professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, integrando o corpo docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e professor do Curso de Comunicação Social/Jornalismo. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em relações discursivas em ambientes virtuais de aprendizagem; atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, ambientes virtuais de aprendizagem; Educação para as Mídias, Educomunicação, games em Educação, comunicação, design e planejamento visual-gráfico.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação
Título Anoordem crescente Idioma
Novas tecnologias no ensino de graduação em Comunicação 2019 Português
Revista: Comunicação & Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Conectar ou desconectar: debates sobre a reflexão a partir da Educação para os meios 2018 Português
To connect or to disconnect: debates about the reflection on Education for the media 2018 Português
O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do Projeto GENTE 2017 10.11606/issn.2316-9125.v22i1p147-155 Português
Do prazer ao pensamento crítico em Harry Potter 2017 10.11606/issn.2316-9125.v22i2p77-84 Português
Revista: Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A hexis educativa como possibilidade pedagógica em narrativas ficcionais para jovens 2016 Português
Educação e Entretenimento 2010 Português
Revista: Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil)
Título Anoordem crescente Idioma
Modos de leitura e interação em novas tecnologias: a mediação do Design 2014 Português
Revista: Tríades em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexão acerca do design de ambientes virtuais de aprendizagem 2008 Português
Revista: Estudos em Design (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Aspectos semióticos da relação entre designer e bureau de fotolitos digitais 1999 Português
Sobre universidade, mercado, designer e novas tecnologias 1998 Português
Resenha do livro FRASCARA, Jorge. User-centered graphic design - Mass comunications and social change. London: Taylor & Francis, 1997 1997 Português