Alessandra Frota Martinez de Schueler

Doutora em Educação (2002) e Mestre em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Professora de História da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, instituição na qual atua nos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e também no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Vice-líder do Grupo de Pesquisa História Social da Educação/FEUFF. Participa como pesquisadora associada junto ao Grupo de Pesquisa "Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos" - GESDI, coordenado pela Professora Dra. Denize de Aguiar Xavier Sepulveda, no Programa de Pós-Graduação em educação e na Faculdade de Educação da FFP\UERJ. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Gênero e constituição do trabalho docente: professoras como intelectuais na cidade do Rio de Janeiro (1890-1920).

Nas ultimas décadas, dedicou-se à pesquisa sobre a história da educação no Rio de Janeiro, privilegiando as questões referentes à constituição da cultura escolar, aos processos de escolarização e às práticas de educação formal e informal. Orienta teses, dissertações e monografias sobre a história da educação da população brasileira, com destaque para os estudos sobre a educação de pobres e trabalhadores, incluindo negros e mulheres, que envolvem reflexões teórico-metodológicas sobre as interseccionalidades de gênero, raça e classe, entre outras. Investigações sobre história de intelectuais, trajetórias e experiências de educadores e educadoras no campo educacional brasileiro também constituem problemáticas centrais de investigação e interesse do grupo de pesquisa. No ano de 2014 realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a supervisão da Prof. Dra. Maria Cristina Gouvea (03/2014 a 03/2015). No âmbito da gestão universitária exerceu a função de Chefe do Departamento de Fundamentos Pedagógicos, SFP, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, entre 26 de março de 2015 e 26 de março de 2017.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista de História e Historiografia da Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Entre o mundo da casa e o espaço público: um plebiscito sobre a educação da mulher (Rio de Janeiro, 1906) / Between the domestic world and the public space: a plebiscite on women's education (Rio de Janeiro, 1906) 2018 10.5380/rhhe.v2i4.55858 Português
Revista: Revista Brasileira de História da Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893) 2017 Português
Olhar o outro e ver a si: um professor primário brasileiro no Velho Mundo 2010 Português
Livros para a escola primária carioca no século XIX: produção, circulação e adoção de textos escolares 2009 Português
Combates pelo ofício em uma escola moralizada e cívica: a experiência do professor Manoel José Pereira Frazão 2005 Português
Revista: História da Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Felismina e Libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906) - Felismina and Libertina go to school: notes on schooling in the parishes of Santa Rita and Santana (RJ, 1888-1906) 2015 Português
Revista: Revista Eletrônica Documento/Monumento
Título Anoordem crescente Idioma
Educar os Pobres e os Negros: Representações, Práticas e Propostas de Educação na Imprensa Periódica na Cidade do Rio de Janeiro (1870-1889) 2015 Português
Revista: Revista Mexicana de Historia de la Educación
Título Anoordem crescente Idioma
Modernidad republicana, reformas urbanas y expansión de la escuela primaria en la Amazonia brasileña (1897-1910) 2014 Português
Revista: The Hungarian Educational Research Journal
Título Anoordem crescente Idioma
Education of the People and the Building of the Brazilian Nation 2014 Inglês
Revista: Revista de Educação Publica (UFMT)
Título Anoordem crescente Idioma
Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954) 2014 Português
"Grandeza da Pátria e Riqueza do Estado": Expansão da escola primária no Estado do Rio de Janeiro (1893-1930) 2010 Português
Revista: Gênero (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensinar História na escola primária oitocentista: o Resumo da História do Brasil, de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade. 2012 Português
Revista: Currículo sem Fronteiras
Título Anoordem crescente Idioma
O Instituto do Prata: índios e missionários no Pará 2011 Português
Revista: História da Historiografia
Título Anoordem crescente Idioma
Novas perspectivas sobre as reformas educacionais no Rio de Janeiro (1920-1930) 2011 Português
Revista: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa 2009 Português
Revista: Revista Contemporânea de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Internatos, asilos e instituições disciplinares na HIstória da Educação Brasileira. Apresentaçao. 2009 Português
Revista: Revista HISTEDBR On-line
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino particular e controle estatal: a Reforma Couto Ferraz (1854) e a regulação das escolas privadas na Corte imperial 2008 Português
Educar em família: o Colégio Amorim Carvalho na Corte imperial (1882-1889) 2007 Português
Revista: Educação e Pesquisa (USP)
Título Anoordem crescente Idioma
Reformas educativas, viagem e comparação no Brasil oitocentista: o caso de Uchoa Cavalcanti (1879) 2008 Português
Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte Imperial (1870-1880): o exemplo da Instrução Pública 2005 Português
Revista: Revista de Educação Pública
Título Anoordem crescente Idioma
Civilizar a infância: moral em lições no livro escolar de Guilhermina de Azambuja Neves (Corte imperial, 1883) 2008 Português
Professores primarios como intelectuais da cidade: um estudo sobre produção escrita e sociabilidade inteelctual (Corte imperial, 1860-1889) 2007 Português
Revista: VERINOTIO (BELO HORIZONTE)
Título Anoordem crescente Idioma
Marxismo e Historiografia no Reino de Vitória: as contribuições de Edward Palmer Thompson 2007 Português
Revista: Revista Educação e Cidadania
Título Anoordem crescente Idioma
A "Caçada aos Menores": disciplina e educação das infâncias nos Relatórios de Justiça e Polícia da Corte imperial 2007 Português
Revista: Educação em Questão
Título Anoordem crescente Idioma
A participação das crianças nas festividades brasileiras 2007 Português
Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) 2005 Português
Revista: Momento (Rio Grande)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensaios de história social da educação: escolas primárias e professores na Corte imperial 2006 Português
Revista: Cadernos de História da Educação (UFU)
Título Anoordem crescente Idioma
A Imprensa Pedagógica e a Educação de Escravos e Libertos na Corte Imperial: impasses e ambigüidades da cidadania na revista Instrução Pública (1871-1889) 2006 Português
Revista: História da Educação (UFPel)
Título Anoordem crescente Idioma
O Método Bacadafá: leitura, escrita e língua nacional em escolas públicas primárias da Corte imperial (1870-1880) 2005 Português
Revista: Historia de la Educación Anuario
Título Anoordem crescente Idioma
El metodo Bacadafá: lectura, escritura y lengua nacional en escuelas públicas de enseñanza primaria de la Corte imperial (1870-1880) 2005 Português
Revista: Cadernos de Educação (UFPel)
Título Anoordem crescente Idioma
De mestres-escolas a professores públicos: histórias de formação de professores na Corte imperial. 2004 Português
A instrução primária no Rio de Janeiro imperial: esboço das escolas públicas nas últimas décadas do século XIX 2001 Português
Revista: Prismas da Educação Revista do Instituto Superior de Educação La Salle
Título Anoordem crescente Idioma
A educação escolar brasileira no século XIX: por uma nova historiografia da educação 2004 Português
Revista: Revista Rio de Janeiro
Título Anoordem crescente Idioma
Notas sobre a feminização da docência:professoras primárias na cidade do Rio de Janeiro 2004 Português
Revista: Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo
Título Anoordem crescente Idioma
A infância desamparada no Asilo Agrícola de Santa Isabel: instrução rural e educação infantil - 1880/1886 2000 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE HISTORIA
Título Anoordem crescente Idioma
Crianças e Escolas na Passagem do Império para a República 1999 Português