Albino Lopes D'Almeida

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1980), possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (área de Pesquisa Operacional) pela COPPE-UFRJ. É pós-graduado em Análise de Sistemas (PUC/RJ), em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e Engenharia de Petróleo (Petrobras).
Engenheiro de Petróleo Sênior, trabalhou na PETROBRAS por mais de 33 anos, tendo atuado na área de Exploração e Produção por 20 anos e, posteriormente, exerceu a função de Consultor Senior na área de Finanças, tendo estruturado e gerido os project finance Marlim, NovaMarlim e Gasene. Foi membro do Comitê Técnico-educacional do Programa de Economia e Finanças da Universidade Petrobras, onde ministrou cursos durante vários anos.
Lecionou no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ (1999) e na Escola de Engenharia da UFRJ (2000 a 2006); e foi coordenador do MBA em Gestão de Petróleo & Gás Natural da FunCEFET-RJ de 2002 a 2008, no Rio de Janeiro, Brasília e Macaé.
Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Química e de Petróleo da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF); coordenador de diversos cursos de petróleo no Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e professor no IBP, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outras instituições. E atua como consultor em Petróleo e Análise do Mercado de Energia.
Tem participação em 17 bancas de doutorado / mestrado em instituições como COPPE/UFRJ, COPPEAD/UFRJ, IBMEC, UERJ e UENF; e em 17 bancas de graduação nas Escolas de Engenharia da UFF e UFRJ. E teve 35 papers apresentados em congressos nacionais e internacionais.
É autor do livro ?Indústria do Petróleo no Brasil e no Mundo: Formação, Desenvolvimento e Ambiência Atual?, publicado pela Editora Blucher (SP) em 2015 e finalista do Prêmio Jabuti 2016 na categoria ?Engenharias, Tecnologias e Informática?.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF