Adriana Russi Tavares de Mello

Pós-doutoramento no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP sobre as interfaces entre museus e povos indígenas. Doutora em Memória Social pela UNIRIO, artista plástica formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP com mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2006 é docente da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Artes e Estudos Culturais no campus de Rio das Ostras. Atuou por mais de uma década como arte/educadora no ensino básico e na formação de educadores. Temas de interesse: coleções etnográficas, museologia social, educação patrimonial, artesanato, arte/educação. Desenvolve pesquisas e projetos extensionistas multidisciplinares na confluência entre educação, memória, patrimônio cultural, cultura material e museologia social. Ao longo de uma década (2008-2018) coordenou o Programa de Extensão da UFF "Educação Patrimonial em Oriximiná". Docente no programa de pós-graduação lato sensu em Etnoeducação da UFF. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Etnoeducação, Cultura e Patrimônio. Pesquisadora participante do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO através do LABIM e do grupo de pesquisa do CNPq Memória, Cultura e Patrimônio.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Sociedade e Cultura
Título Anoordem crescente doi Idioma
Coleções etnográficas, povos indígenas e práticas de representação: as mudanças nos processos museais com as experiências colaborativas 2018 10.5216/sec.v21i1.54881 Português
Revista: Mouseion (UniLasalle)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Na escola os saberes tradicionais: Etnoeducação, cultura e patrimônio 2016 10.18316/1981-7207.16.21 Português
Revista: ACESSO LIVRE
Título Anoordem crescente Idioma
A mediação cultural no âmbito da educação patrimonial: coleções etnográficas em possíveis diálogos entre universidades, museus e os ameríndios Katxuyana 2016 Português
Revista: e-cadernos
Título Anoordem crescente doi Idioma
Artesanato tradicional em Oriximiná (Brasil): do inventário ao protagonismo Katxuyana e seus saberes tradicionaisTraditional Handicraft in Oriximiná (Brasil): From the Inventary to the Protagonism of the Katxuyana People and their Traditional Knowledge 2014 10.4000/eces.1768 Português
Revista: Journal of Economic Sociology Studies
Título Anoordem crescente Idioma
Quando a tradição (indígena) é ensinada na escola (indígena): etnoeducação como exercício de autonomia 2014 Português
Revista: Pro-Posições (Unicamp)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Etnoeducação patrimonial: reflexões antropológicas em torno de uma experiência de formação de professores 2013 10.1590/s0103-73072013000200005 Inglês
Revista: Vivencia (UFRN)
Título Anoordem crescente Idioma
Inventariando o artesanato tradicional em Oriximiná/PA: dos saberes tradicionais à educação patrimonial 2013 Português
Revista: TEXTOS ESCOLHIDOS DE CULTURA E ARTE POPULARES (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente Idioma
Carrancas e crianças: novas formas de apropriação da arte popular brasileira. 2011 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Educação patrimonial em Barra de São João: devires de uma coleção privada 2010 Português