Adriana Leite do Prado Rebello

Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Formação de Professores de Português para Estrangeiros pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio, com dissertação defendida na área de Português Língua Estrangeira; Doutorado em Letras (Estudos de Linguagem) pela UFF, com tese defendida na área de Português Língua Estrangeira. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, com atuação na área de português para estrangeiros em nível de graduação e de extensão. Possui pesquisas e publicações com ênfase em descrição do português do Brasil para estrangeiros e em ensino de língua e cultura. Professora aplicadora do exame Celpe-Bras e docente do Curso de Português para Estrangeiros (em cooperação com MEC/MRE) para alunos do Programa Estudante Convênio (PEC) na UFF. Coordenadora Pedagógica do Curso de Português para Estrangeiros no PROLEM/UFF e do Programa Idioma sem Fronteiras - Português para Estrangeiros no NucLi da UFF. Sócia fundadora da Associação de Professores de PLE do Estado do Rio de Janeiro - APLE-RJ.